A difícil arte de ser mãe.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Provavelmente você já ouviu alguém dizer por aí que Mãe é Mãe, Vaca é Vaca, confesso que em minha inocente ignorância nunca consegui entender o real sentido dessa máxima popular. Acho eu que quer dizer que mãe é uma coisa e vaca é outra, ou então pensando com um pouco mais de malícia poderia dizer que o que quer se fazer entender é que, na verdade, mãe e vaca são tudo a mesma coisa. Bom sobre esse assunto ainda não tirei nenhuma conclusão, mas cheguei a uma conclusão muito mais aterrorizante: Ser mãe é muito difícil, quem disse que ser mãe é padecer no paraíso, deve ter sido um papai, porque não chega nem perto da verdade. Não estou falando dos cuidados com o filho, longe disso, o que dificulta a maternidade é ser mãe aos olhos dos outros. E como é! Logo de primeira todos, quase sem nenhuma exceção acham que você não está apta a cuidar do seu bebê e desadam a dar dicas, palpites e etc. Jamais passa pela cabeça do solicito ser quer você já sabe de tudo isso, que passou a gestação quase que inteira devorando livros, artigos na internet, que sabe tudo que há de popular pra saber sobre os cuidados com os bebês. Claro que não pensam isso, afinal todo mundo parece ser mais capaz de cuidar do seu bebê do que você: "Olha, não deixa ele mamar demais, vai ficar gordo." "Tem certeza que ele não está com fome?" "Ele não está com frio? Tá tão sem roupa" (essa é ótima num calor de 40º como faz aqui no RJ) "Tira a roupa dele, tá muito calor". E no meio dessa enxurrada de palpites fica a pobre da mãe, com cara de vaca. Pastando. (Afinal, acho que entendi a frase lá de cima). A vontade que dá e de pegar o bebezinho e fugir pra uma caverna, pra cuidar dele como a gente sempre sonhou, com todos os nossos cuidados de mãe. Eu já me decidi (embora ainda relute em colocar em prática), conselho? Ouço todos, anoto e jogo lá pilha no fundo da minha mente, se algum dia eu vier a precisar eu uso e no fundo também jogo a vontade de gritar bem alto "O FILHO É MEU, QUEM SABE CUIDAR DELE EU". O risco é diagnosticarem alguma doença de pós parto, ai ferrou. Então a gente vai levando, escutando, levando a culpa e sendo feliz.

0 comentários:

 
Sou mãe, e agora? - by Templates para novo blogger